Aumento das tensões no Oriente Médio: Ataques, mortes e conflitos entre Irã e Israel se intensificam
Segundo relatos do governo israelense, a tensão entre o Irã e Israel está em um nível alarmante. Nos últimos dias, diversas ações têm sido registradas, aumentando as preocupações com uma possível guerra entre os dois países.
Ofensiva contra o Hezbollah
A segunda-feira (2) foi marcada por um ataque aéreo contra a milícia libanesa Hezbollah, que é apoiada pelo Irã. O exército de Israel afirma que o ataque foi realizado em resposta à tentativa frustrada de um ataque por parte da milícia na fronteira.
De acordo com fontes do governo israelense, o Hezbollah teria tentado se infiltrar no território israelense através da fronteira, mas foi impedido pelas forças militares. Em resposta, os militares israelenses lançaram mísseis contra o território libanês controlado pelo Hezbollah.
Morte de líderes
Além disso, o líder da Jihad Islâmica Palestina, Baha Abu al-Ata, foi morto em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza na terça-feira (12). Segundo Israel, Al-Ata era responsável por ataques a bomba e a foguetes contra o território israelense.
Em resposta a morte de Al-Ata, grupos palestinos lançaram uma série de ataques com foguetes em direção a Israel, que respondeu com bombardeios aéreos na Faixa de Gaza.
Ataques com mísseis
Nesta quinta-feira (14), outro ataque aéreo israelense também matou um comandante do Hezbollah no sul da Síria, que é aliada do Irã. De acordo com Israel, o comandante era responsável por planejar e coordenar ataques terroristas contra Israel.
Esses recentes acontecimentos marcam uma escalada dos conflitos entre Irã e Israel nos últimos dias, aumentando as tensões na região e gerando preocupações sobre o futuro do Oriente Médio.
Fonte: G1