Aumento dos preços das frutas, carnes e café devido à seca histórica no Brasil
Devido à escassez de chuvas em diversas regiões do Brasil nos últimos meses, tem sido observado um aumento significativo nos preços de frutas, carnes e café. Isso se deve principalmente ao impacto da seca nos custos de produção e no processo de transporte.
O preço de alimentos como abacaxi, manga e mamão, por exemplo, teve um aumento médio de 50% em mercados e feiras. Já a carne bovina, que é muito consumida no país, teve um acréscimo médio de 20% no valor. E o café, um dos principais produtos de exportação do Brasil, também sofreu com a seca, o que elevou seu preço em cerca de 30%.
Além dos preços das frutas, carnes e café, outros produtos que fazem parte da alimentação básica do brasileiro também foram afetados pela seca, como o feijão, o arroz e o milho. Este último é muito utilizado na produção de ração para animais, o que acarretou em um aumento no preço da carne suína e da avícola.
Mesmo com a alta nos preços, os agricultores e produtores estão enfrentando dificuldades para manter a qualidade e quantidade de seus produtos, devido à falta de chuva. O governo tem adotado medidas para ajudar os produtores e minimizar o impacto da seca, mas especialistas alertam que os preços devem continuar em alta, pelo menos, até que haja um retorno das chuvas em quantidade suficiente para melhorar as condições de plantio e produção.
Fonte: G1