Aumenta a tensão entre Israel e Hezbollah devido a confrontos e explosões
Nos últimos dias, o conflito entre Israel e Hezbollah tem se intensificado, com uma série de incidentes envolvendo explosões e dispositivos eletrônicos.
De acordo com fontes de segurança, na manhã de sexta-feira (18), forças israelenses explodiram um poste de telefonia perto da fronteira com o Líbano, alegando que o dispositivo era usado pelo Hezbollah para espionar as atividades militares israelenses. Poucas horas depois, o grupo libanês retaliou, detonando um veículo blindado do exército de Israel que estava patrulhando a área.
Horas depois, na noite de sexta, duas explosões foram registradas na região, uma próxima à cidade de Al-Adaisseh, no sul do Líbano, e outra perto da fronteira com Israel. Ambas foram atribuídas pelo Hezbollah a tentativas de sabotagem por parte de Israel.
Os confrontos também envolveram o uso de páginas de redes sociais e walkie-talkies, utilizados pelos dois lados para espionagem e comunicação entre as tropas. Isso tem gerado preocupações quanto à possível escalada do conflito e a possibilidade de uma guerra aberta entre Israel e o grupo militante libanês.
A tensão entre os dois países tem aumentado nos últimos meses, com Israel e Hezbollah acusando um ao outro de violações do acordo de cessar-fogo firmado em 2006 e do respeito à sua fronteira comum. As explosões e confrontos recentes parecem agravar ainda mais essa situação e colocam a região em alerta máximo para possíveis conflitos armados.
Fonte: G1