Auditoria do INSS aponta mais de R$45 milhões em descontos indevidos em benefícios previdenciários. De acordo com a análise realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social, foram constatados diversos casos de desconto irregular em aposentadorias e pensões, totalizando um valor de R$ 45,5 milhões.
A auditoria, que foi divulgada nesta quinta-feira pelo INSS, identificou que os descontos foram realizados de forma indevida em mais de 3 milhões de benefícios. Segundo o órgão, as irregularidades foram detectadas durante o processo de conferência das informações prestadas pelos beneficiários.
Entre as situações mais comuns de descontos indevidos, estão casos em que o beneficiário não tinha o direito de acumular dois ou mais benefícios previdenciários, o que resultava em desconto de um dos pagamentos. Também foram identificados descontos por pensão alimentícia ou judicial, que já haviam sido quitados ou não possuíam mais validade, além de casos em que os óbitos dos beneficiários não foram reportados ao INSS, resultando em continuidade no desconto do benefício.
Ainda de acordo com a auditoria, a maior parte dos descontos indevidos ocorreu em aposentadorias por idade, seguidas de pensões por morte e aposentadorias por invalidez. O INSS já está tomando medidas para corrigir os erros e restituir os valores pagos a mais. Além disso, a fim de evitar novas situações de descontos indevidos, o órgão adotará medidas para aprimorar os procedimentos de análise e verificação dos benefícios e seus requisitos.
Por ser uma situação que afeta diretamente os beneficiários, é importante que todos acompanhem de perto seus pagamentos e, caso identifiquem algum desconto indevido ou equivocado, entrem em contato imediatamente com o INSS para que o erro possa ser corrigido.
//Fonte: G1