Aumento histórico de infrações ambientais em Fernando de Noronha
A popularização do “Turismo de Instagram” e a presença de celebridades em hospedagens exclusivas têm resultado em um aumento expressivo de infrações ambientais na ilha de Fernando de Noronha.
Dados recentes revelam que os índices de violações ambientais cresceram exponencialmente na região, principalmente em áreas turísticas e sensíveis, como praias e trilhas.
Ainda segundo as estatísticas, a maioria das infrações está relacionada com a prática de turismo irresponsável, incluindo danos à fauna e flora local, descarte inadequado de lixo e violação de regras governamentais.
A crescente busca por cenários paradisíacos para compor fotos e vídeos nas redes sociais tem contribuído para o turismo predatório, causando preocupação entre ambientalistas e autoridades locais.
Além disso, a presença de celebridades e influencers em hospedagens exclusivas também tem sido apontada como um dos motivos para o aumento das infrações ambientais. Muitas dessas hospedagens não possuem o adequado licenciamento ambiental e oferecem serviços como passeios de turismo de aventura, que podem impactar negativamente o ecossistema frágil de Fernando de Noronha.
A administração da ilha vem tomando medidas para tentar controlar a situação e conscientizar os turistas sobre a importância de ser um visitante responsável e sustentável. São realizadas campanhas educativas e a fiscalização tem sido intensificada, com multas e penalidades aplicadas aos infratores.
É necessário um equilíbrio entre o desenvolvimento turístico e a preservação ambiental. A beleza natural de Fernando de Noronha deve ser apreciada de forma responsável e consciente, para garantir a sua preservação e sustentabilidade para as gerações futuras.
Fonte: G1