Atração em massa: a planta que emana ‘cheiro de morte’ durante o florescimento

Atração em massa: cheiro repugnante durante florescimento de planta

Um fenômeno curioso tem atraído atenção em uma região da Indonésia. Trata-se da planta Amorphophallus titanum, conhecida popularmente como “flor-cadáver” por seu intenso mau cheiro. Moradores e turistas têm se aglomerado para ver a planta que emana um forte odor semelhante à carne podre, atraindo insetos que são responsáveis por sua polinização.

A Amorphophallus titanum é nativa da Sumatra, na Indonésia, e pode atingir até 3 metros de altura. O mau cheiro é resultado da produção de uma substância chamada volátil de sulfeto de dimetilo, que é liberada durante a floração para imitar o cheiro de carne decomposta.

Curiosidade e conservação

Apesar do odor desagradável, a planta atrai muitos visitantes. Além disso, a “flor-cadáver” também é importante para a conservação da região, já que é um indicador de ecossistemas saudáveis. Sua floração é rara e imprevisível, ocorrendo a cada 7 a 10 anos.

Segundo especialistas, o sucesso da Amorphophallus titanum em atrair insetos está diretamente relacionado à cor e ao tamanho de suas pétalas vermelhas. Esse tipo de planta é considerado ameaçado de extinção devido à degradação do habitat natural e está sob proteção internacional.

Presença na mídia

A “flor-cadáver” tem chamado a atenção da mídia internacional e já foi destaque em diversos veículos de comunicação, como jornais, sites e programas de TV. Além de ser um fenômeno raro, sua história curiosa e seu cheiro desagradável têm atraído a curiosidade de muitas pessoas ao redor do mundo.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *