Atividade econômica apresenta aumento de 0,2% no mês de agosto, aponta relatório do Banco Central
A atividade econômica brasileira teve um crescimento de 0,2% em agosto deste ano, de acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (12). Esta é a segunda alta consecutiva registrada pelo indicador, após um período de queda no início deste ano.
O aumento de 0,2% em agosto representa um crescimento em comparação com o mês anterior, julho, quando a atividade econômica apresentou um aumento de 0,1%.
Entre os principais setores que apresentaram aumento em agosto, estão a indústria e o setor de serviços, com base nos dados do Banco Central. Já a agropecuária teve uma leve queda de 0,2% no mesmo período.
Apesar do resultado positivo, o indicador registrado pelo Banco Central ficou abaixo do esperado por analistas econômicos, que previam um aumento de 0,4% na atividade econômica em agosto.
O relatório divulgado pelo Banco Central apresenta ainda outros dados importantes, como o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), que registrou um crescimento de 0,91% no acumulado do ano até agosto, em comparação com o mesmo período de 2019.
Este indicador é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens produzidos pelo país, e é utilizado como referência para medir o desempenho da economia brasileira.
Com os dados divulgados pelo Banco Central, é possível notar uma gradual retomada do crescimento da economia brasileira, após a forte queda provocada pela pandemia da Covid-19 no primeiro semestre deste ano.
Fonte: G1. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/10/12/atividade-economica-registrou-crescimento-de-02percent-em-agosto-de-acordo-com-dados-do-bc.ghtml. Acesso em: 13 out. 2020.