Indústria brasileira precisará de 2,2 milhões de profissionais até 2027, aponta pesquisa da CNI
De acordo com estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial do Brasil precisará de mais de 2 milhões de profissionais adicionais até o ano de 2027.
O estudo, que analisou as tendências e perspectivas para o mercado de trabalho até a próxima década, aponta que o crescimento da indústria nacional exigirá cada vez mais trabalhadores qualificados e capacitados para atender às demandas do setor.
Segundo o levantamento, os segmentos que mais necessitarão de profissionais são os de tecnologia da informação, engenharia e saúde, com destaque para a área de enfermagem.
Além disso, o estudo também aponta que o número de trabalhadores formados em áreas técnicas, como mecânica, eletrônica e logística, terá que ser ampliado para suprir as necessidades da indústria.
Para o presidente da CNI, o aumento da formação de profissionais é essencial para o desenvolvimento da indústria brasileira: “Precisamos investir em educação e qualificação para suprir a demanda crescente por profissionais especializados e garantir a competitividade do setor no mercado global”, afirmou.
O estudo também destaca que, além de suprir a carência de profissionais, é necessário investir em capacitação e atualização dos trabalhadores para acompanhar as constantes mudanças no mercado.
Fonte: G1.