Durante um ataque realizado por Israel na Faixa de Gaza, sete pessoas foram mortas e quinze ficaram feridas. De acordo com testemunhas, a ação ocorreu na madrugada desta segunda-feira (01/02) e foi realizada por meio de bombardeios e disparos de artilharia.
As informações foram confirmadas pela agência de notícias Reuters, que também relatou que entre os mortos está o líder de um grupo armado palestino. Não há, até o momento, informações sobre o número exato de membros do grupo que foram atingidos ou se há civis entre as vítimas fatais.
Os ataques foram uma retaliação imediata a um foguete que foi disparado por militantes palestinos em direção a Israel. O artefato acabou atingindo uma área próxima à cidade de Ashkelon, sem causar feridos nem danos materiais.
O conflito entre Israel e palestinos na Faixa de Gaza se intensificou nos últimos dias com uma troca de disparos e bombardeios constantes. Israel justifica suas ações como uma medida de legítima defesa em resposta aos ataques dos grupos armados palestinos. Já os palestinos afirmam que estão se defendendo dos constantes ataques israelenses à região.
Apesar da trégua mediada pelo Egito em 2014, o conflito na Faixa de Gaza permanece instável e com frequência é palco de atos violentos que geram prejuízos tanto para israelenses quanto para palestinos. O conflito já dura décadas e ainda não se vislumbra um futuro de paz e estabilidade para a região.
Fonte: G1