Ataque de Irã a Israel faz preço do petróleo subir cerca de 5%

Ataque de Irã a Israel dispara preço do petróleo em mais de 5%

De acordo com dados oficiais divulgados nesta terça-feira (11) pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), o valor do petróleo sofreu um aumento significativo após o ataque do Irã contra Israel, registrado na madrugada de ontem (10). O crescimento foi de mais de 5%, o que representa um dos maiores aumentos do ano.

A Opep atribui este crescimento ao aumento da instabilidade na região do Oriente Médio, desencadeada pelo evento. Segundo especialistas, o ataque deve gerar uma série de consequências econômicas globais, com especial impacto no setor de petróleo.

O valor do barril do petróleo tipo Brent, padrão internacional para a matéria-prima, teve alta de 5,1% após o incidente, chegando à marca de US$ 72,85, o maior valor registrado desde maio deste ano. Já o petróleo WTI, utilizado como referência nos EUA, registrou uma elevação de 5,1%, chegando a US$ 70,41 o barril.

As tensões entre Irã e Israel têm crescido nos últimos meses, principalmente devido ao aumento das desavenças entre os dois países em relação às políticas de segurança no Oriente Médio. O ataque iraniano, que teve como alvo militantes israelenses na região de Golan Heights, foi visto como um ato de agressão à soberania do país.

Não é a primeira vez que o aumento no preço do petróleo é associado a conflitos no Oriente Médio. Em março de 2019, o valor do barril chegou a subir cerca de 25% após o ataque às principais instalações petrolíferas da Arábia Saudita, atribuído ao Irã.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *