Morte do líder do Estado Islâmico é confirmada após ataque aéreo no Iraque
O líder do grupo extremista Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, foi morto em um ataque aéreo no Iraque, informaram autoridades americanas no último sábado (27).
O ataque foi realizado por forças dos EUA, que usaram aviões não tripulados para bombardear uma área ao norte do país, onde al-Baghdadi se encontrava. Segundo as autoridades, o ataque foi bem sucedido e acabou com a vida do líder terrorista, assim como de outros membros importantes do grupo.
O presidente dos EUA, Donald Trump, confirmou a morte de al-Baghdadi em um pronunciamento na Câmara dos Representantes, na manhã de sábado. Além disso, ele divulgou uma imagem de satélite que mostrava o local do ataque antes e depois da operação, comprovando a eficácia dos bombardeios.
A morte de al-Baghdadi é considerada um grande golpe para o Estado Islâmico, que vinha se enfraquecendo nos últimos anos com a perda de territórios e membros-chave. O líder extremista era tido como um dos principais responsáveis por atentados e execuções promovidos pelo grupo, além de ser um símbolo de poder para seus seguidores.
As autoridades americanas afirmaram que o corpo de al-Baghdadi já foi identificado e posteriormente enterrado no mar, de acordo com os ritos religiosos islâmicos. Ainda não se sabe quem irá sucedê-lo no comando do Estado Islâmico, mas a expectativa é que a morte de al-Baghdadi afete significativamente a estrutura do grupo.
Fonte: G1