Associações pedem mais tempo para adaptação ao Horário de Verão
Ao menos 180 dias. Esse é o prazo solicitado pelas associações que representam o setor aéreo para que possam se adequar ao Horário de Verão. A medida, adotada para economizar energia, começa na primeira semana de novembro.
Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (3), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) pedem para que o início do Horário de Verão seja adiado para 180 dias depois da publicação do decreto que estabelece a medida.
Segundo as associações, os sistemas de vendas e check-in das empresas precisam ser adaptados ao novo horário, o que requer um tempo adequado para a realização de testes e ajustes.
Além disso, as associações ressaltam a necessidade de alinhamento com as empresas aéreas de outros países, já que o Horário de Verão é adotado em diferentes períodos em diferentes partes do mundo.
Para as associações, a mudança no horário de voos e conexões sem o devido tempo de adaptação pode resultar em prejuízos econômicos e transtornos para os passageiros.
Fonte: G1