As charretes e carroças ainda são utilizadas e possuem uma grande popularidade atualmente
No cenário urbano, as charretes e carroças ainda são encontradas com frequência, apesar dos avanços tecnológicos e meios de transporte mais modernos e eficientes. Estes veículos de tração animal resistem e mantém sua popularidade em diferentes regiões do país.
Diferente dos veículos a motor, as charretes e carroças são conduzidas por cavalos ou outros animais, que tornam o passeio mais tranquilo e agradável. Além disso, são amplamente utilizados em zonas rurais ou para fins turísticos em áreas urbanas.
Apesar das críticas e discussões sobre o uso de animais para puxar esses veículos, muitos donos afirmam que suas melhores opções são os cavalos, pois são animais resistentes, ágeis e se desenvolvem bem nessa função.
De acordo com a ANTT (Associação Nacional de Transportes Terrestres), no Brasil existem cerca de 8 mil veículos de tração animal registrados, sendo a maioria utilizado para transporte de cargas em áreas rurais. Em algumas cidades, como em Paraty, no Rio de Janeiro, as charretes são uma atração turística e uma forma de preservar a cultura local.
Mesmo com o debate em torno do uso de veículos de tração animal, a verdade é que ainda é uma realidade em muitos lugares do Brasil, seja por questões de tradição ou de necessidade. Eles seguem resistentes e populares, mostrando que a modernidade ainda não os superou por completo.
Fonte: G1