Carros eletrificados devem dominar mercado automobilístico a partir de 2035, aponta Anfavea
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), os carros elétricos e híbridos devem representar 65% das vendas de veículos novos no Brasil a partir de 2035.
Com o crescente interesse pela mobilidade sustentável e a alta de preços dos combustíveis fósseis, espera-se que os veículos com tecnologias limpas se tornem cada vez mais populares no país.
Atualmente, a participação dos carros eletrificados no mercado nacional é de apenas 0,3%, de acordo com dados da Anfavea. Porém, a previsão é que esse número aumente significativamente nos próximos anos, chegando a 5% até 2023 e alcançando os 65% em 2035.
A mudança de cenário também é impulsionada pelas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa estabelecidas pelo Acordo de Paris, além das iniciativas governamentais que incentivam a produção e comercialização de veículos elétricos no país.
As montadoras já estão se preparando para acompanhar essa demanda, investindo em tecnologias e infraestrutura necessárias para produzir e comercializar os carros eletrificados.
Com isso, espera-se que até 2040 a frota de carros elétricos e híbridos no Brasil alcance a marca de 2,5 milhões de unidades, segundo previsões da Anfavea.
Fonte: G1