Há uma grande comoção no mundo nesta quinta-feira (14), após a morte do líder do grupo político-militar Hamas, Sheikh Ahmed Yassin. Segundo um analista, essa perda tem um impacto devastador para o grupo, que é considerado uma força fundamental na luta contra a ocupação israelense na Palestina.
De acordo com o analista político Jamal Zahalka, Yassin era uma figura icônica e carismática, sendo um símbolo de resistência para o povo palestino. Sua morte, portanto, causa uma grande perda tanto em termos de liderança como de inspiração para o grupo.
O líder do Hamas foi assassinado em um ataque aéreo israelense em Gaza, nesta madrugada. Autoridades israelenses afirmam que a ação foi realizada como resposta a uma série de ataques suicidas cometidos pelo Hamas em território israelense.
Porém, muitos especialistas acreditam que a morte de Yassin pode aumentar ainda mais a violência na região. O Hamas já anunciou que vai retaliar o ataque, e há preocupações de que isso possa gerar uma escalada do conflito entre Israel e Palestina.
O impacto da morte do líder do Hamas é algo que ainda será observado nos próximos dias e semanas, mas é inegável que uma figura tão importante e influente como Yassin deixará um grande vazio para o grupo.
Fonte: G1