Alejandro Toledo, ex-presidente peruano, é sentenciado a 20 anos de prisão por corrupção relacionada ao caso Odebrecht.

Alejandro Toledo é condenado a 20 anos de prisão por corrupção ligada a escândalo da Odebrecht

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo foi sentenciado a 20 anos de prisão por estar envolvido em um esquema de corrupção ligado à empreiteira Odebrecht no Peru.

Uma decisão judicial determinou a prisão do ex-presidente após ser comprovado que ele recebeu US$ 35 milhões em propina da Odebrecht em troca de contratos públicos no país. Segundo investigações, o esquema de corrupção teria ocorrido entre os anos de 2005 e 2008, durante o mandato de Toledo.

De acordo com as autoridades, essa foi a maior sentença já aplicada em um caso de corrupção no Peru. O juiz responsável pelo caso também determinou o confisco de bens e propriedades do ex-presidente que foram adquiridos com o dinheiro de propina.

Toledo, que atualmente reside nos Estados Unidos, enfrenta ainda outros processos por corrupção e lavagem de dinheiro. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser vítima de uma perseguição política.

O caso do envolvimento de Toledo com a Odebrecht veio à tona em 2017, após a revelação de acordo de delação premiada de ex-executivos da empreiteira. O escândalo teve ampla repercussão no Peru e resultou na renúncia do ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski, que sucedeu Toledo.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *