Agência de notícias decide divulgar resultados da eleição americana sem esperar TSE
Após um longo processo eleitoral e diversas apurações, a agência de notícias decidiu anunciar o vencedor das eleições presidenciais nos Estados Unidos antes mesmo da confirmação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão foi baseada em um encurtamento do processo eleitoral, facilitado pela utilização da tecnologia para a contagem de votos.
Eleição americana é decidida de forma rápida graças à tecnologia
A apuração da contagem dos votos começou logo após o encerramento das votações, e os resultados foram atualizados em tempo real. Com isso, a agência de notícias conseguiu divulgar o vencedor em poucas horas, diferente das eleições anteriores que levavam dias ou até mesmo semanas para ter um resultado final.
Contagem de votos por máquinas aumentou a eficiência do processo eleitoral
Segundo os responsáveis pelo processo eleitoral, a utilização de máquinas para a contagem de votos foi um dos principais motivos para a rapidez na divulgação do resultado. Com a tecnologia, os erros humanos foram minimizados e a eficiência aumentou, fazendo com que a apuração fosse concluída em tempo recorde.
Intervenção do TSE pode gerar atraso na confirmação dos resultados
No entanto, o TSE ainda tem a palavra final sobre a confirmação dos resultados. Caso haja algum questionamento ou pedido de intervenção por parte dos candidatos, o processo eleitoral pode sofrer atrasos e a divulgação do vencedor pode ser adiada.
Fonte: G1