Uma agência de inteligência declarou que os dispositivos de comunicação usados pelo grupo militante Hezbollah continham um material altamente explosivo escondido em suas baterias.
A afirmação foi feita por uma fonte confiável da agência de inteligência, que preferiu manter-se anônima. De acordo com a fonte, a descoberta foi fruto de uma operação que desmantelou uma importante rede de fornecimento de armas para o Hezbollah.
O material explosivo encontrado nos “Walkie Talkies”, como são popularmente conhecidos os dispositivos de comunicação, pode ser ativado remotamente e era capaz de causar grandes danos em potenciais alvos. A descoberta reforça a preocupação com o uso de equipamentos de comunicação para fins terroristas.
A agência de inteligência alertou para o fato de que o grupo Hezbollah vem se mostrando cada vez mais sofisticado em suas atividades, adotando táticas e técnicas de guerrilha urbana que aumentam a dificuldade de combatê-los. A descoberta dos explosivos nos “Walkie Talkies” é mais um exemplo de como o grupo pode aproveitar-se de dispositivos aparentemente inofensivos para avançar em seus objetivos.
Por fim, a agência de inteligência reforçou a importância de medidas de segurança e controle em relação à aquisição e transporte de equipamentos de comunicação, a fim de evitar que sejam utilizados com fins terroristas. É preciso estar atento a esses dispositivos, que podem ser disfarçados de outros objetos ou até mesmo construídos com materiais de aparência inofensiva, mas capazes de causar grandes estragos.
Fonte: G1