Acompanhe as últimas notícias sobre as explosões em Beirute e o resgate dos brasileiros pela FAB
A cidade de Beirute, capital do Líbano, foi atingida por uma série de explosões nesta terça-feira (04/08), deixando centenas de mortos e milhares de feridos.
Os incidentes ocorreram apenas algumas horas após a decolagem do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que estava resgatando brasileiros da cidade.
De acordo com as autoridades locais, as explosões foram causadas por uma grande quantidade de nitrato de amônio armazenado inadequadamente em um depósito no porto de Beirute.
O que sabemos até agora
- A primeira explosão ocorreu por volta das 18h (horário local) e foi acompanhada por uma onda de choque que atingiu vários quilômetros da cidade.
- A segunda explosão, mais intensa, aconteceu poucos segundos depois e projetou uma enorme nuvem de fumaça e escombros pelo ar.
- O governo do Líbano declarou estado de emergência e pediu ajuda internacional para enfrentar a crise.
- Até o momento, mais de 100 pessoas foram confirmadas mortas e mais de 4 mil ficaram feridas. No entanto, esses números devem aumentar à medida que as equipes de resgate vasculham os escombros e os hospitais recebem mais vítimas.
- Ainda não há informações sobre possíveis brasileiros entre as vítimas.
- A embaixada do Brasil em Beirute está em contato com as autoridades locais para prestar assistência aos cidadãos brasileiros afetados pelas explosões.
Situação dos brasileiros resgatados
O avião da FAB decolou de Beirute com 231 passageiros a bordo, entre os quais 136 eram brasileiros que estavam sendo repatriados.
Segundo a FAB, o voo de resgate foi planejado e acompanhado de perto pelas autoridades libanesas e brasileiras para garantir a segurança dos passageiros.
Os brasileiros resgatados devem desembarcar em Fortaleza, no Brasil, ainda nesta quarta-feira (05/08), onde passarão por exames médicos e cumprirão um período de quarentena antes de poderem voltar para suas casas.
Enquanto isso, a FAB continua acompanhando a situação em Beirute e prestando apoio às autoridades locais e brasileiros que ainda se encontram na cidade.