Por: Diego Ferreira, para o G1
Política e Sociedade
O renomado economista e professor do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Daron Acemoglu, fez uma análise sobre o atual cenário político brasileiro, afirmando que a melhoria da qualidade de vida da classe média pode fortalecer ainda mais a democracia no país.
Em uma conferência realizada na Universidade de São Paulo, Acemoglu apontou que o ex-presidente Lula tem grande apoio popular da classe média e, por isso, deve focar suas estratégias para beneficiar essa parcela da sociedade.
“A classe média é uma força importante na formulação de políticas públicas, pois tem maior influência econômica e social. Portanto, é fundamental que as políticas implementadas por Lula atendam às suas necessidades e garantam uma melhoria em sua qualidade de vida”, afirmou o economista.
Acemoglu destacou também que, além de fortalecer a democracia, o desenvolvimento da classe média é crucial para o crescimento econômico do país. Segundo ele, a expansão da classe média pode gerar um aumento no consumo e, consequentemente, impulsionar a economia brasileira.
Na conferência, o economista também mencionou a importância de garantir serviços públicos de qualidade para a classe média, como educação e saúde, além de incentivar o empreendedorismo e o acesso ao mercado de trabalho.
Para finalizar, Acemoglu ressaltou que é preciso manter um equilíbrio na política econômica e social do país, investindo em áreas fundamentais para o crescimento da classe média e, consequentemente, do país.