A curiosa trajetória da primeira estátua de Che Guevara no mundo, desaparecida por mais de 50 anos
Em uma pequena vila na região norte da Argentina, uma descoberta surpreendente abalou a comunidade: a primeira estátua de Che Guevara já esculpida em todo o mundo havia sido encontrada após 50 anos desaparecida.
A peça, que foi esculpida em 1967, ano da morte do revolucionário, ficou perdida por décadas e acabou sendo descoberta nos fundos de um museu local.
A estátua, feita em bronze, possui cerca de 1,80 metros de altura e pode ser considerada um tesouro histórico para os moradores da vila de La Perla, onde Guevara passou sua infância.
O museu, conhecido como o Centro de Interpretação Ernesto “Che” Guevara, foi aberto em 1970 e guarda diversos objetos e pertences do líder guerrilheiro.
Segundo os moradores, a estátua foi esculpida pelo artista Hermindo Luna, que faleceu em 1971 e nunca revelou a localização da obra.
Após sua descoberta, a estátua passará por um processo de restauração antes de ser novamente exposta no museu.
Apesar da comoção local, alguns críticos acreditam que a obra não se parece muito com o rosto de Che Guevara, e questionam se foi realmente feita pelo famoso artista Hermindo Luna.