A famosa “Flor-Cadáver”, também conhecida como “titã arum”, é uma planta exótica que vem chamando a atenção pela sua peculiaridade. Quando ela floresce, além de liberar um odor insuportável, também atrai a curiosidade de muitas pessoas, que fazem questão de presenciar seu desabrochar.
Nativa das florestas tropicais da ilha de Sumatra, na Indonésia, a planta tem um ciclo de vida único: enquanto a maior parte do ano sobrevive como um tubérculo subterrâneo, quando chega o momento da floração, pode alcançar até 3 metros de altura e exala um cheiro forte e desagradável, atraindo insetos e curiosos. Esse fenômeno raro fica conhecido como “a morte da flor”, já que toda a fase de crescimento e floração dura apenas 48 horas.
Entretanto, segundo os especialistas, além do cheiro, há outro fator que chama a atenção das pessoas: o formato da flor. Com pétalas grandes de coloração vermelho-magenta, a “Flor-Cadáver” é uma das maiores do mundo, podendo atingir cerca de 3 metros de envergadura.
A rara e surpreendente flor que conquista olhares e narizes
Ver uma planta em flor pode parecer insignificante para alguns, mas quando se trata da “Flor-Cadáver” é impossível ignorá-la. Com um cheiro tão forte quanto seu tamanho é imponente, essa raridade da ilha de Sumatra atrai visitantes de todo o mundo e desafia os sentidos. Seu cheiro pode ser tão desagradável que chega a ser comparado com carniça ou chulé, porém isso não é suficiente para espantar os curiosos que desejam ver de perto esse momento único na vida da planta.
Além do odor, outro aspecto que chama a atenção é o formato da flor. Com pétalas típicas de plantas tropicais, ela se destaca pelo seu tamanho e coloração vibrante, que pode variar entre verde, marrom e roxo, dependendo de quando é observada. A “Flor-Cadáver” pode ser encontrada também em jardins botânicos de vários países, onde é preservada tanto por sua beleza incomum quanto pela sua raridade.
Ainda há muitos mistérios que envolvem essa planta impressionante e, por isso, muitos estudos são realizados para desvendar seu ciclo de vida e entender seus mecanismos de reprodução. O fenômeno da floração é uma grande oportunidade de ver e compreender mais sobre a “mortice florescida”, como também é conhecida, e observar como a natureza é capaz de criar seres tão excêntricos e fascinantes.