[A influência do século XIX nas redações do Enem: por que tantos alunos nota mil utilizam termos como ‘outrossim’?]
Se você já leu algumas redações nota mil do Enem, com certeza se deparou com termos como “outrossim”, “consoante” e “ademais”. Mas você já se perguntou por que esses termos, que parecem ter saído de um livro de Machado de Assis, são tão recorrentes nessas produções tão atuais? A explicação pode estar no período histórico que muito influenciou a língua portuguesa e até os dias de hoje se faz presente.
A revolução industrial e diversas transformações sociais, políticas e culturais marcaram o século XIX, também conhecido como o século da Modernidade. Foi nesse contexto que a língua portuguesa sofreu diversas mudanças, principalmente por influências europeias, como a francesa.
Dessa forma, termos como “outrossim”, que significa “além disso”, e “ademais”, que pode ser traduzido como “além do mais”, foram incorporados à língua portuguesa e até hoje fazem parte do repertório linguístico de muitas pessoas.
No entanto, é preciso destacar que o uso desses termos não é o único critério para se obter nota mil em uma redação do Enem. A competência exigida pelo exame também abrange outros aspectos, como a coesão e a coerência, além da análise crítica e argumentativa presentes no texto.
Portanto, é importante que os alunos estejam atentos à história da língua e às suas influências, mas que também desenvolvam um pensamento crítico e uma escrita clara e coesa, para garantir bons resultados nas redações do Enem.
Fonte: G1.