Coreia do Norte registra recorde de alistamento de jovens para o exército
A Coreia do Norte alcançou um número impressionante de 1,4 milhão de jovens alistas para seu exército em apenas dois dias. De acordo com autoridades do país, esse é um recorde histórico de recrutamento.
O anúncio foi feito pelo governo norte-coreano neste sábado (09/05), destacando que mais de 90% dos jovens alistados têm vontade de seguir carreira militar. Esse número mostra o forte patriotismo e lealdade da população em relação ao país.
Historicamente, a Coreia do Norte é considerada um Estado altamente militarizado, com cerca de 1,3 milhão de soldados em seu exército – o que equivale a uma taxa de um soldado para cada 25 cidadãos.
Os jovens recém-alistados passarão por treinamentos e acampamentos militares para se prepararem para possíveis conflitos, uma medida de rotina no país. No entanto, a tensão com os Estados Unidos e a Coreia do Sul tem aumentado, o que pode indicar uma possível mobilização de tropas no futuro.
O anúncio do recorde de alistamento foi feito em comemoração ao 76º aniversário da libertação da Península Coreana do domínio japonês, durante a Segunda Guerra Mundial, ocorrida em 9 de maio de 1945.
Apesar de o governo norte-coreano não informar o número total de vagas disponíveis no momento, o recorde de alistas pode ser um sinal de que o país está se preparando para possíveis conflitos futuros. No entanto, especialistas apontam que esse também pode ser um modo de mostrar força e poder para o mundo.