A aposta do histórico de acerto do historiador na disputa entre Kamala e Trump nas eleições dos EUA

Um historiador acerta no resultado das eleições entre Kamala e Trump nos EUA.

O historiador americano Allan Lichtman acertou mais uma vez em sua previsão de quem seria o vencedor das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Com um histórico de acerto desde 1984, ele apostou que a candidata democrata Kamala Harris seria a vice-presidente ao lado de Joe Biden, e que o atual presidente Donald Trump perderia a disputa.

O método utilizado pelo historiador para fazer sua previsão, chamado de “Chave para a Casa Branca”, analisa treze fatores como a economia, o carisma do candidato e o sucesso das políticas do atual mandato. De acordo com ele, se seis ou mais desses fatores estiverem a favor do partido que está no poder, o candidato do mesmo partido deve ser declarado vencedor.

Em relação à vice-presidente eleita, Allan Lichtman ressaltou que é uma “prova de mudança estrutural na política americana” e que “nós não vemos a história sendo feita às vezes naqueles momentos que deveriam fazer um barulho ensurdecedor”. Ele apontou que a escolha de Kamala Harris é histórica por ser a primeira mulher eleita para o cargo e por ser afro-americana.

Seu método não falhou nas últimas nove eleições e o historiador ainda comentou que o atual mandato de Donald Trump foi conturbado e deficitário em sua gestão. “Quando você tem um forte sentimento anti-incumbente, você tem um enorme obstáculo a ser superado. Não importa qual seja o fator especifico, sendo populismo ou qualquer outra coisa que os eleitores estejam procurando. O incumbente tem que superar esse obstáculo, e Donald Trump não conseguiu superá-lo”, afirmou Allan Lichtman.

Kamala Harris e Joe Biden venceram as eleições dos Estados Unidos sendo eleitos como presidente e vice-presidente, respectivamente, e serão empossados em 20 de janeiro de 2021.


Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *